Conversa de Grupo

Já segues o Conselho Municipal de Juventude de Amarante? É um órgão consultivo que colabora com o Município na dinamização de atividades na área da Juventude.
Adere a esta CONVERSA DE GRUPO e fica a conhecer as associações juvenis de Amarante.

Identifica-te e junta-te à associação que melhor te define.

100 Ideias Amarantinas

A Associação 100 Ideias Amarantinas é uma associação juvenil, independente e sem fins lucrativos, com foco no empreendedorismo social, cultural e solidariedade. Coloca como seu objetivo principal a dinamização da sua cidade, através da organização de eventos, atividades e campanhas que procuram informar, sensibilizar e fomentar a ação participativa, cívica e solidária da comunidade, sobretudo, nos jovens.

ADA – Associação Desportiva de Amarante

A ADA – Associação Desportiva de Amarante, nasceu em 1977 e apresenta já 45 anos de história no âmbito da intervenção social, através da prática desportiva.
É uma referência nacional e internacional, uma vez que é o ponto de origem de vários atletas de elite, campeões nacionais, europeus e Olímpicos.
Apresenta 8 modalidades: Canoagem, Atletismo, Voleibol, Andebol, Trailrunning, Montanhismo, Atividades de Academia, Futsal e a Secção Cultural, com cerca de 400 atletas distribuídos pelas diferentes modalidades e em diferentes escalões de formação, entre os 6 e os 70 anos (bambis, minis, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos).
Para além do desenvolvimento das competências desportivas, a ADA orgulha-se em ser também uma entidade que contribui para a formação dos jovens nas competências sociais de desenvolvimento pessoal e coletivo, de comportamentos e de prevenção de maus hábitos/situações de risco.

Associação de Estudantes EB Teixeira de Pascoaes

A Associação de Estudantes Teixeira Pascoaes da Escola Básica Teixeira Pascoaes, foi eleita como representante dos estudantes da escola a 17 de novembro de 2021.
A sua missão passa por representar todos os alunos da escola, garantir que o espaço da escola é um ambiente positivo e através das suas atividades desenvolver um conjunto de iniciativas culturais, educativas e sociais.

Associação de Estudantes da Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso

A Associação de Estudantes da Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso tem como missão representar todos os alunos da escola e garantir que o espaço da escola é um ambiente positivo para os alunos.
A Associação tem como objetivos principais melhorar as condições escolares, promover o bem-estar de todos os alunos, professores e funcionários da escola, através do desenvolvimento de atividades culturais, educativas e sociais.

Associação de Estudantes de Vila Caiz

A Associação de Estudantes de Vila Caiz é composta por 20 alunos do 5o ao 9o. Tem como principais objetivos representar e melhorar as condições dos alunos na escola, promovendo principalmente o seu bem-estar.
Através da realização de atividades de caracter cultural e desportivas pretendem garantir a comunicação, a interação e integração dos alunos, professores e funcionários da escola.

Associação de Estudantes Escola Secundária de Amarante

A associação de estudantes da Escola Secundária de Amarante é formada por 25 elementos e tem como objetivos assegurar o bem-estar e a educação dos alunos da escola através do desenvolvimento de atividades culturais, educacionais e sociais.
Como atividades de impacto na sociedade e na comunidade educativa, a Associação de Estudantes realizou uma angariação de bens essenciais para a Associação Terra dos Homens, palestras educativas sobre a saúde mental e sexualidade, renovaram a esplanada da escola, colocaram caixas SOS nos WC femininos e renovaram a sede da Associação.
Pretendem acima de tudo ser uma associação que defende os interesses dos alunos.

Associação Missão Animal

A Associação Missão Animal é uma associação juvenil amarantina que se dedica ao resgate e reabilitação de centenas gatos de rua, mas também à sensibilização da população.

Banda Musical de Amarante

A sua fundação deu-se a 1 de Dezembro de 1854 sob a denominação de “Filarmónica Amarantina”, e nesta mesma data saiu à rua, pela primeira vez, para celebrar a Restauração da Independência de Portugal. Passou a chamar-se “Banda dos Bombeiros Voluntários de Amarante” em 1931, só vindo a ter o seu nome atual por escritura pública, em 10 de janeiro de 1983.
Nos anos 80, sob a direção de uma equipa liderada pelo Pe. Joaquim Pacheco, que marcou um longo ciclo na história da Banda, a instituição ganha uma grande projeção e participa em inúmeras festas e serviços em solo Português, mas não só em 1991, por despacho Ministerial, é reconhecida como Associação de Utilidade Pública e em 1995 é agraciada com a “Medalha de Honra do Município de Amarante”.
Em 2008, a BMA leva a cabo a 1ª edição do Estágio de Verão e o Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão.
Em 2012, venceu o 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional do Ateneu Artístico Vilafranquense, realizado em Vila Franca de Xira.
A BMA é, desde 2013, dirigida por uma equipa que apostou fortemente na revitalização da escola da banda e na formação dos seus elementos mais jovens. O EVAM (Estágio de Verão) continua a ser uma grande aposta da BMA e tem vindo a realizar-se anualmente com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.
Contou já com a participação de mais de 500 músicos, sob a direção artística de Maestros como Fernando Marinho, Rafael Agulló Albors, Jose Rafael Pascual Vilaplana, David Fiuza e Douglas Bostock.
Atualmente, a BMA viu aprovado o apoio da DGARTES no âmbito do projeto “A Banda e a Cidade” para o biénio 20/21, extensível ao ano de 2022, em virtude da pandemia, tendo programada uma vasta agenda cultural e formativa. A BMA tem no seu activo cerca de 55 elementos sobre a direção do maestro Hugo Folgar Ferreiro e realiza com regularidade atuações em toda a Zona Norte e Centro do País.

CNE – Agrupamento 448 Amarante

O Escutismo é um movimento à escala mundial que reúne 161 Organizações Escutistas Nacionais, presentes em 216 países e territórios, constituído por mais de 35 milhões de rapazes e raparigas, homens e mulheres em todo o mundo. O Escutismo é um movimento de educação não formal de jovens, dos 6 aos 22 anos, acessível a todos, não político e independente, tendo em vista a construção de um mundo melhor. A sua principal finalidade é contribuir para a educação dos jovens, rapazes e raparigas, através de um sistema de autoeducação progressiva baseado num sistema de valores – adesão à Lei e Promessa do Escutismo – de acordo com o ideal de Baden Powell – Fundador do Movimento Escutista
O Escutismo aposta no aprender fazendo, através de atividades que são projetadas, desenvolvidas e implementadas pelos próprios elementos tendo por base o método do projeto e o trabalho em equipa, procura-se que os escuteiros trabalhem nas áreas de desenvolvimento do carácter, afetiva, intelectual, física, social e espiritual. Consoante as idades, estas atividades podem envolver construções, jogos, exploração, raides ou serviço comunitário, mas, acima de tudo, pretende-se que estas reflitam os desafios que os jovens encontram durante todo o seu percurso de vida, preparando-os para uma cidadania ativa, relação com o próximo, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento pessoal integral.

Vivem estes ideais por faixas etárias.
Lobitos: 6 aos 10 anos;
Exploradores: 10 aos 14 anos;
Pioneiros; 14 aos 18 anos;
Caminheiros: 18 aos 22 anos.

Encontram-se aos sábados das 15h às 18h no Centro Pastoral de Amarante.

Grupo de Jovens Gonçalinhos

O Grupo de Jovens Gonçalinhos nasceu em outubro de 2008, pela vontade de alguns jovens em terem um espaço inexistente e que lhe pudesse proporcionar respostas e formação que não encontravam noutras estruturas ou instituições.
É constituído, atualmente, por cerca de 40 jovens cristãos, ou que pretendem vir a ser, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos. Sendo a maioria estudantes universitários.
Tem sede nas traseiras da Igreja de S. Pedro (Rua Cândido dos Reis, S. Gonçalo)
O Grupo é, portanto, um espaço de crescimento e formação. Pois, proporciona aos jovens um desenvolvimento integral nas suas várias dimensões:
– Dimensão afetiva/pessoal – ajudando-os a crescer como pessoas, a criarem as suas personalidades. A encontrarem respostas válidas às muitas dúvidas que a sociedade geralmente não consegue dar.
– Dimensão social – integrando o jovem no grupo, na comunidade e sociedade em geral
– Dimensão espiritual – ajudando-o a descobrir o Amor de Deus e a crescer na fé
– Dimensão política – desenvolvendo o seu espírito crítico e ajudando-o a tornar-se sujeito transformador da história
Esta formação acontece através das muitas e variadas atividades desenvolvidas ao longo dos quase 14 anos de existência. Devidamente planificadas, anualmente, como por exemplo na participação ou organização como debate e reflexão sobre diversos temas – religiosos, sociais e outras atividades de índole cultural e desportiva, campanhas de solidariedade , entre outras.
Os Gonçalinhos funcionam também como uma família, um porto de abrigo, uma escola onde se aprende e desenvolve os valores fundamentais conducentes a uma sociedade mais saudável. Onde se aprende, também, que com fé em Deus tudo é possível e onde se descobre que há mais alegria em dar do que receber.

Grupo de Jovens Luz da Vida

O Grupo de Jovens Luz da Vida foi fundado a 2 de outubro de 2009 e tem sede na freguesia de Travanca, concelho de Amarante.
Tem como principais objetivos ser um grupo de reflexão e de convívio, que pretende impulsionar a freguesia de Travanca, através do desenvolvimento de atividades culturais e consequentemente fazer com que a freguesia conheça as capacidades como grupo, uma vez que como jovens, o futuro está confiado a eles.

Grupo de Jovens Pedras Vivas de Mancelos

O Grupo de Jovens Pedras Vivas de Mancelos nasceu no ano de 1987. Desde essa altura, o grupo está ligado à paróquia de Mancelos da Igreja Católica e é formado por um grupo de jovens com idades compreendidas entre os 15 e 30 anos.
Hoje em dia, o Grupo de Jovens Pedras Vivas continua com os mesmos objetivos, mas adaptados às necessidades do mundo atual. Contudo, o Grupo foca-se, principalmente, na reunião dos jovens de forma frequente, no intuito de aproximar os jovens e a comunidade.
São várias as atividades realizadas pelo Grupo de Jovens, tendo em conta o seu público-alvo, priorizando os grupos mais vulneráveis da comunidade da freguesia de Mancelos, nomeadamente, os jovens, os idosos e as pessoas com carência económica.
Assim, o Grupo de Jovens Pedras Vivas de Mancelos organiza e executa diversas atividades, entre as quais, reuniões periódicas com o objetivo de “parar para pensar” ou refletir sobre determinado tema/assunto, partilha de informações e conhecimentos, diagnósticos de problemas e resolução dos mesmos, festas de angariação de fundos, eventos solidários e causas sociais. Promove, assim, o convívio, a solidariedade, a amizade e companheirismo, a participação ativa dos jovens na sociedade, a cooperação, a responsabilidade cívica e a defesa pelas pessoas vulneráveis.

Vallis

O Vallis surgiu no seguimento da preparação para a Festa do Menino (2020) a partir de 5 de outubro de 2019, festa tradicional e anual em Real-Vila Meã, que acabou por ter bastante sucesso. Desde aí surgiu uma imensa união no grupo, e com ela, a vontade de proporcionar melhores momentos à comunidade.
Entre as diversas atividades do grupo destacam-se o cinema ao ar livre, várias obras de caridade e ainda alguns eventos musicais, como por exemplo o “Festivallis”- Festival de talentos locais, que já conta com duas edições. Foram também realizados vários concursos, torneios e workshops desde a sua existência, contando com uma aderência significativa.
O grupo é composto, neste momento, por 25 membros entre os 16 e 20 anos, cheios de energia e com desejo de promover bons momentos à população.

Juventude Social Democrata Amarante

A JSD (Juventude Social-Democrata) é a organização de juventude do PPD/PSD, ou seja, somos nós que te representamos e que defendemos a criação de oportunidades na nossa terra, para que possas ter emprego e qualidade de vida!
Estamos aqui para falar do que realmente te interessa, que é lutar pelas políticas necessárias para que com trabalho, esforço e mérito, seja mesmo possível subir na vida e viver melhor em Amarante.
Pugnamos por políticas verdadeiramente eficazes, que façam de Amarante um exemplo de modernidade e arrojo nas políticas de juventude.
Acreditamos que é promovendo a livre iniciativa privada e a criação de riqueza que conseguimos empregos com melhores salários.
É ao teu lado que vamos continuar a estar! Junta-te a nós! Por Amarante e por Portugal!

Juventude Socialista Amarante

A Juventude Socialista é uma organização política de esquerda, composta por jovens que defendem, na sua ação, um modelo de sociedade aberta e inclusiva, tolerante e humanista, democrática e justa, livre e solidária.

A Juventude Socialista visa a promoção da igualdade pela existência de uma sociedade coesa, pacífica, inclusiva e multicultural, que respeita as diferenças e os direitos de escolha, protegendo a privacidade dos cidadãos e combatendo sem tréguas todas as formas de preconceito e de discriminação.

Na Concelhia de Amarante, a Juventude Socialista, atua de forma próxima, percebendo as diferenças de cada um e projetando soluções que visem um futuro melhor para os mais jovens, no concelho de Amarante. Promove o debate político de ideias, visita e conhece o território, defendendo aquelas que considera serem as suas bandeiras: saúde, educação, mobilidade, ambiente e coesão territorial.

Saltaricos do Outeiro – Associação

A Saltaricos do Outeiro – Associação é uma associação juvenil fundada na Freguesia de Salvador do Monte. Concretamente os nossos principais objetivos são ser parte ativa na dinamização da nossa terra e exprimir as valências dos nossos jovens em prol da mesma.
É um grupo de trabalho organizado, próprio e independente sempre com o foco no bem comum da comunidade, interagindo com as demais associações de Amarante e arredores.